quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Cheias em Portugal



  • Janeiro, 1962 - 2ª maior cheia do séc.XX. O norte e o centro do pais foram as regiões mais atingidas do pais.
  • Novembro, 1967 - As margens do rio Tejo foram as mais afectadas. Morreram cerca de 500 pessoas e muitas habitações e infra-estruturas foram destruidas.
  • Fevereiro, 1979 - Maior cheia do sec.XX. A cheia do rio Tejo durou cerca de 9 dias tendo provocado 2mortos, 115 feridos, 1187 evacuados e muitos prejuizos materiais.
  • Outubro, 1997 - Uma precipitação curta mas intensa provocou prejuizos avultados em habitações, viaturas e equipamentos turisticos.
  • Novembro, 1997 - No baixo alentejo as cheias provocaram 11 mortos.
  • Inverno,2001 - Originou diversas cheias consecutivas, 1 dezena de pessoas perdeu a vida.

Efeitos das cheias


A elevação do leito normal do rio e consequente inundação das margens pode acarretar elevados prejuizos materiais e humanos. Estes prejuizos são muito piores se as construções e as actividades humanas se desenvolverem em zonas ameaçadas pelas cheias.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

As Cheias

O que são?
São fenomenos naturais extremos ou temporarios, provocados por percipitações moderadas e prolongadas ou por percipitações repentinas e de elevada intensidade, ou ainda por fusão de grandes concentrações de gelo que invadem a terra firme. Nos rios produzem-se inundações quando o leito fluvial recebe mais água do que a que consegue suportar.

Localização da nossa cidade








Chaves situa-se a norte de Portugal, na provincia de Tras-os-Montes, no distrito de Vila Real. O municipio é limitado pela Espanha, Vinhais,Vila Pouca de Aguiar, Montalegre e Boticas. A cidade é atravessada pelo rio Tâmega, que nasce em Espanha, na serra de São Mamede.